Saturday, May 6, 2017

Cancelamento - Quando o barato sai caro



Como já abordamos numa matéria anterior, a melhor época de trocar de seguro é o periodo de renovação, pois há uma diferença entre não renovar um contrato que chegou à sua data expiratória e cancelar um contrato durante o seu período de vigência (non-renewal x cancellation).

Caso o motivo da mudança de seguradora seja o atendimento ou a forma como seu sinistro foi processado, por exemplo, o preço do novo seguro terá menos impacto na sua decisão, já que nesse caso o objetivo da troca é um melhor atendimento de forma geral (agente, departamento de sinistro, etc).

Se o motivo da mudança for relacionado somente ao valor que você paga atualmente, há certos passos que podem ajudar no processo, garantindo que o barato não saia caro:

1)      Pesquisar o mercado – valores e coberturas devem ser equivalentes na hora da comparação.
2)      Pedir uma cotação final como a seguradora/agente escolhida. É uma cotaçao completa, que inclui o VIN (numero do chassi do carro) e o número da sua carteira de motorista (para que inclua uma busca do seu histórico).

Agora, você deve estar achando que o próximo passo seja contratar o seguro novo, já que você achou algo mais em conta, mas definitivamente não estamos nessa fase ainda! Você agora precisa conversar com a sua seguradora e …

3)      Verificar o valor da taxa de cancelamento do seu seguro atual – lembre-se, você está quebrando um contrato e portanto está sujeito à penalidades.

Agora vem a parte mais importante:
4)      Matemática! E hora de por todos os valores na ponta do lápis para ver se realmente esse novo seguro é – nesse momento – mais barato que o seu atual seguro. No fim da matéria você encontrará simulações basicas dessa continha 😊

E por último
5)      Contratação no seguro novo para a mesma data de cancelamento do autal, para que você não fique um minuto sequer sem cobertura.

Simulações:
SEGURO ATUAL = $250/MÊS; SEGURO NOVO = $200/MÊS; ECONOMIA DE $50/MÊS - $600/ANO!!!  TAXA DE CANCELAMENTO = $300
             
à PRESTACÕES FUTURAS ATÉ O VENCIMENTO DA SUA APÓLICE = 3
3 (prestações futuras) x $50 (economia/mes) = $150

$150 < $300 – não faz sentido mudar agora, pois o valor que você economizará é bem inferior à taxa de cancelamento. Espere seu contrato chegar ao fim e então mude de seguradora.

à PRESTACÕES FUTURAS ATÉ O VENCIMENTO DA SUA APÓLICE = 8
8 (prestações futuras) x $50 (economia/mes) = $400

$400 > $300 – faz sentido mudar agora, pois o valor de cancelamento é inferior ao valor que vc economizará. Nesse cenário você terá uma ecnomomia final de $100.

à PRESTACÕES FUTURAS ATÉ O VENCIMENTO DA SUA APÓLICE = 6
6 (prestações futuras) x $50 (economia/mes) = $300

$300 = $300 – nesse caso não faz diferença trocar de seguradora agora ou esperar a data de renovacao/final do contrato. Não haverá nenhum impacto no seu custo final.

Lembre-se porém do fato de que você terá que desembolsar o valor da taxa de cancelamento juntamente como o valor da mensalidade do seguro novo. Uma conversa franca com a/o nova/o agente pode auxiliar nesse caso, pois dependendo da seguradora que você escolher, a/o agente tem a flexibilidade de escolher a data do pagamento da primeira parcela, lhe proporcionando um tempinho para organizar as suas finanças, pagar o cancelamento num mês e a sua nova apólice no mês seguinte.

Mais informações é só me ligar: 905-808-4573 😊




No comments:

Post a Comment